MATRIZ
PARÓQUIA SÃO ROQUE
Pároco:

Padre Adevilson Dias de Lara


Horários de Missa
  • Quarta-feira 19h
  • Sexta-feira todas as primeiras sextas-feiras do mês às 19h
  • Domingo 10h

Endereço
Flórido Caetano Ferreira, 97
Ventania - Centro


Contato
(42) 3274-1700 / WhatsApp: 4198814-8822
paroquiasaoroquevnt1@hotmail.com
Site
Facebook
Instagram

Histórico

A Paróquia de São Roque do Município de Ventania – Paraná, pertencente à Diocese de Ponta Grossa, nas suas origens esteve sempre ligada à religiosidade. A devoção de São Roque começou com uma família católica que se fixou na região e trouxe a imagem de São Roque. No começo havia uma pequena capela de madeira onde a comunidade se reunia e era atendida pelos padres vindos da Região: Harmonia, Telêmaco Borba, Tibagi e nos últimos anos era atendida pela Paróquia Menino Deus de Pirai do sul. Com o crescimento da população e devido às necessidades pastorais de atendimento à comunidade católica, a capela de São Roque foi elevada  primeiro para “Quase-Paróquia” e foi atendida pelo padre Sandro Maciel Cândido Ferreira. Posteriormente, com uma infra-estrutura material, pastoral e espiritual, preparada pela Comunidade para se transformar em Paróquia, foi criada pelo Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi a Paróquia de São Roque no dia 13 de Fevereiro de 2005, tendo como 1º. Pároco o padre Sandro Maciel Cândido Ferreira. Foi um dia de alegria dos munícipes, dos cristãos e dos católicos de Ventania. A Paróquia de São Roque foi desmembrada da Paróquia Menino Deus de Piraí do Sul.

    Dia do padroeiro - 16 de Agosto. – Festa.


Dados Gerais sobre Ventania.

Origens: O início do povoamento foi realizado por tropeiros e por posseiros. A atividade do garimpo também foi desenvolvida na região, no começo do século, devido à facilidade de acesso e à qualidade e quantidade das matas existentes, Ventania se formou e cresceu, inicialmente, em função da extração da madeira e, posteriormente, nas atividades voltadas à agricultura. Criado através da Lei Estadual nº 9244 de 14 de maio de 1990 e instalado em 1 de janeiro de 1993, foi desmembrado de Tibagi.


Geografia

Área: 759,366 km²

População: 9.267 hab. est. 2006

Densidade: 12,2 hab./km²

Altitude: 990 metros

Clima: Subtropical Cfa


Demografia - Dados do Censo - 2000

População Total: 8.024

·Urbana: 5.357

·Rural: 2.667

·Homens: 4.172

·Mulheres: 3.852

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,665


Comunidade / Padroeiro (a) Localidade 

01 Matriz: São Roque - Centro - Ventania

02 São José - Água Clara

03 São Pedro - Sapé

04 São Sebastião - Barreiro

05 Divino Espírito Santo - Vila Rural

06 Santo Antônio - Cruzo

07 Nossa Senhora Aparecida - Novo Barro Preto

 

PASTORAIS EXISTENTES:


1. Pastoral do Dízimo

2. MECEs 

3. Pastoral Familiar 

4. Pastoral da Criança 

5. Pastoral da Catequese 

6. Meninas de Maria 

7. Pastoral dos Acólitos e Coroinhas 

8. Apostolado da Oração 

9. Zeladoras de Capelinhas 

10. Legião de Maria 

11. Terço dos Homens 

12. Terço das Mulheres 

13. Pastoral da Liturgia 

14. Pastoral do Batismo 

15. Pastoral do canto 

16. Pastoral da Comunicação

17. Pequenos Grupos

18. Pastoral Econômica

19. Conselhos de Pastoral – C.P.C./C.P.P


MOVIMENTOS: E.C.C. e Vicentinos.



PÁROCOS:

1º Padre Sandro Maciel Candido Ferreira – 2005 – 2006

2º Padre Wellington Marcondes de Almeida -  2007 – 2012

3º Padre Alceu Maders – 2013-2014

4º Padre Moacir Gomes – 2015-2020

5º Padre Adevilson Dias de Lara – 2021 até o momento


ORAÇÃO 

    Glorioso São Roque, rogai por nós que, por nossos pecados, não nos atrevemos a apresentar nos diante de Deus.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória..

    Roque santo, rogai por nós a Deus, que é Pai de misericórdia, agora que estais perto de sua vista na glória celestial.

    Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória..

    São Roque glorioso, apresentai nossas humildes súplicas, unindo-as as da Imaculada Virgem Maria e as de todos os Santos Franciscanos, para que sejamos ouvidos e possamos dar a todos as graças no nome de Jesus.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

A cruz santa + sele nossa fronte.

A cruz, santa + sele nossa boca.

A cruz santa + sele nosso coração.

    Pelo amor a cruz que professou São Roque, em cujo sinal livrou aos povos do mal contagioso, livrai-nos Senhor!

V. Rogai a Cristo, Roque santo, em todas nossas fraquezas.

R. Para que sejamos dignos de suas promessas.



O Padroeiro
O Padroeiro
PADROEIRO: SÃO ROQUE
São Roque nasceu no ano de 1295, provavelmente em Montpellier, na França. Quando ele nasceu, todos ficaram bastante surpresos por causa de uma marca em seu peito: uma cruz vermelha. Era de família nobre, distinta e abastada. Seu nascimento foi uma grande benção de Deus. Foi fruto e resultado de muita oração. Sua mãe, chamada Libéria era muito devota da Nossa Senhora. Por isso, pedia a insistentemente a Nossa Senhora a graça de poder ter um filho, mesmo já estando em idade avançada. E ela foi atendida. Por isso, imensamente grata a Deus e a Nossa Senhora, dedicou-se à educação de seu amado Roque. Ela soube incutir nele a linda devoção a Nossa Senhora.


Orfandade
Roque ficou órfão dos pais quando tinha entre quinze e vinte anos e herdou uma grande fortuna. Porém, como cristão convicto educado por sua mãe, Roque desejava viver na pobreza, em imitação a Cristo. Por isso, ele quis repartir todos os seus bens entre os pobres. E ia fazer isso em segredo, como disse Jesus. A pouca idade, porém, não permitia que ele se dispusesse de seus bens. Então, ele confiou tudo a um tio. Depois, partiu sem nada para a cidade de Roma, Foi mendigando ao longo do caminho.

Sofrimentos e vitórias de São Roque

São Roque viveu por três anos na cidade de Roma. Passava muito tempo em oração na tumba dos apóstolos. Lá ele contraiu a praga e para não ocupar mais um leito no hospital, arrumou um lugar na floresta para esperar a morte. Pela graça de Deus, ele viu nascer ali, bem perto da cabana onde vivia, uma pequena fonte de água límpida e cristalina. Ao beber e se lavar nas águas ele sentia grande alívio em suas feridas.

Outro fato interessante foi que um cachorro o encontrou e começou a levar pão para São Roque. O dono do cão, notando a regularidade com que o animal fazia isso, seguiu-o e encontrou o santo. Roque ficou curado da doença e conseguiu a conversão de seu benfeitor. Então, ele ficou um tempo em Piacenza e curava os doentes.


Dom de cura de São Roque
Chegando a Toscana, em Aguapendente, na Itália, viu a grande mortalidade causada pela peste. Então, pediu permissão ao administrador do hospital para assistir aos doentes. Logo que Roque se pôs entre os enfermos, cessou a epidemia em toda a cidade. O mesmo aconteceu em Cesena e em outras localidades. Ele curou muitos fazendo apenas o sinal da cruz. Dizia-se que a peste fugia de Roque.

Provação
Ao retornar a Montepellier, sua terra natal, não o reconheceram e ele acabou preso. Pensavam que era um espião disfarçado de peregrino, pois havia uma guerra civil. Ele ficou na prisão por cinco anos. No dia 16 de agosto de 1327, foi encontrado morto em sua cela e, então, realizou seu primeiro milagre depois de morto. O carcereiro, que era manco desde o nascimento, ficou curado ao tocar o corpo de São Roque com o pé, para ver se ele estava vivo, dormindo, ou se estava morto. Ao tirarem sua roupa para sepultá-lo, ele foi reconhecido por causa da cruz marcada em seu peito.

Devoção a São Roque
No Concílio de Constance (1414 – 1418), a praga ainda ameaçava a população. Os dirigentes pediram a proteção e a intercessão de São Roque e a praga acabou. Por isso sua canonização e seu culto foram aprovados rapidamente. As relíquias de São Roque foram levadas para Veneza. Ele é reverenciado e invocado na França e na Itália como protetor contra doenças e pragas.
Representação
São Roque é representado com um cachorro ou como um peregrino usando capa, chapéu, botas e, às vezes, segurando um cajado. Como protetor dos cães, ele é mostrado com o cachorro lambendo suas feridas.
Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-roque/161/102/
 
 
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Nome
 
E-mail
Telefone
 
Mensagem
 
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2024. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo