MATRIZ
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS
Pároco:

Padre Joel Nalepa


Vigário Paroquial:

Padre Mário Dwulatka


Horários de Missa
  • Segunda-feira 19 H
  • Quarta-feira 19 H
  • Quinta-feira 19 H
  • Sexta-feira 19 H
  • Sábado 18 H
  • Domingo 8 H
  • Domingo 10 H
  • Domingo 18 H

Endereço
Rua Nilo Peçanha, 380
Ponta Grossa - Vila Estrela


Contato
(42) 99918-3002
sta.teresinha@yahoo.com.br
Facebook

Histórico

A Capela

    Em setembro do ano de 1937, o Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Antônio Mazzarotto, doou um terreno, onde foi iniciada a construção da Capela Provisória de madeira dedicada à Santa Teresinha, santa de devoção do digníssimo bispo e de sua família.


    Para este trabalho foi organizada uma Comissão, tendo na Presidência o casal Adão e Rosa Dechandt, e formada pelos seguintes membros: Alberto Hansen Junior, Alfredo Schwab, Jovita Becher da Rocha, Leocádia Ramos, Stella Moro, Maria Luiza Machado, Georgina Delfino, Letícia Torres e Aracy Virmond.


    Até o ano de 1942, a assistência religiosa foi prestada pelos Revmos. Padres da Congregação do Verbo Divino .Mas nesta época, o Seminário Diocesano, até então localizado na cidade de Castro, mudou-se para Ponta Grossa, no bairro de Oficinas, e a partir de então, os Revmos Padres Seculares deram continuidade à assistência espiritual da Capela.Passaram por aqui na ocasião : Pe. Pedro Guerra, Pe. Francisco Salache, Pe. Pedro Canisio Feirabend, Pe. Fridolino Beuren, Pe. Francisco Estanislau Soczek e Pe.Carlos Zelesny.


A Igreja Matriz


    O lançamento da pedra fundamental ocorreu no dia 3 de outubro de 1948, pelo Revmo. Pe. Pedro Guerra. No ano de 1954, por ocasião das comemorações da Festa de Santa Teresinha, foi inaugurada a Cripta, construída pelo Revmo. Pe. Carlos Zelesny.


A Paróquia


    Finalmente, devido ao considerável crescimento da população, e para grande alegria da mesma, no dia 28 de abril de 1956, a Igreja foi elevada à categoria de Paróquia, sem nenhuma solenidade oficial.Teve a honra de tomar posse como 1º vigário, o Revmo. Pe. Francisco Salache.


Destaque Especial


Pe. Fridolino Beuren


    Assumiu a Paróquia no ano de 1957, permanecendo à frente da mesma até o ano de 1974.Depois disto ainda residiu na paróquia até 1980, ano do seu falecimento, sendo inclusive enterrado dentro da Matriz.Foram 23 anos dedicados à comunidade de Santa Teresinha.Além de padre, era engenheiro civil, e comandou a construção da belíssima Igreja Matriz, que homenageia a Santa das Rosas.


    A mesma foi inaugurada no dia 15 de outubro de 1961 .E toda vez que formos contar a história desta paróquia, ele merecerá um destaque especial.De pulso firme, oratória impecável e cultura ímpar, ele sem dúvida marcou uma geração que teve o privilégio de com ele conviver, e até hoje é uma referência para todos os paroquianos, inclusive os mais jovens.


Inauguração da Igreja Matriz


Para grande alegria de toda comunidade, a primeira parte da Igreja Matriz de Santa Teresinha foi inaugurada no dia 15 de outubro de 1961.


A Matriz Concluída


    Na década de1970 a nossa tão sonhada Igreja Matriz está totalmente terminada.É uma das mas belas e imponentes Igrejas da Diocese e de todo Estado do Paraná..


Capela Nossa Senhora do Rocio


    No final do ano de 1995, tendo por pároco o Revmo. Pe. Claudemir Nascimento Leal, a Capela Nossa Senhora do Rocio, localizada à Rua Aleixo Garcia, nº 277 – Vila Pinheiro, passou a pertencer à Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.


As Relíquias de Santa Teresinha "ELA" veio nos visitar


    Em novembro do ano de 1998, a visita das Relíquias de Santa Teresinha movimentou toda a Diocese, os meios de comunicação de nossa cidade e as Pastorais da comunidade.Era um sonho se tornando realidade.Nossa amada Santinha de Lisieux, a Padroeira dos Missionários, que em vida não pôde sair da clausura, após sua morte, percorre o mundo levando a mensagem da paz, da simplicidade e do amor.


    Nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 1998, mais de 7 mil devotos tiveram a graça de passar pela Igreja Matriz para visitar e tocar a Urna das Relíquias .Nestes três dias, a Igreja ficou aberta 24 horas, com confissões o dia todo, missas celebradas de hora em hora por quase todos os padres da cidade , e uma exposição sobre a Vida de Santa Teresinha.


    Fica registrado aqui o agradecimento de todos os paroquianos ao Pe. Sílvio Breginski, pelo esforço e empenho em proporcionar aos devotos estes momentos inesquecíveis... memoráveis... históricos.


As Celebrações Festivas


    Ao longo destes anos, algumas celebrações foram se tornando tradicionais no Calendário da Paróquia.É o caso das "Coroações de Nossa Senhora", realizadas no mês de maio, e também das Festas de Santa Teresinha, sempre em outubro, com destaque para a "Missa Solene de Benção das Rosas", que atrai devotos de toda cidade e região.


    Hoje, além desta obra, a comunidade conta com 15 pastorais organizadas e em pleno funcionamento, aí compreendidos os movimentos e os ministérios.


São eles :


Pastoral Financeira


Pastoral Catequética


Pastoral Litúrgica


Pastoral da Juventude


Pastoral do Batismo


Pastoral da Criança


Pastoral do Dízimo


Pastoral dos Coroinhas


Ministros Extraordinários da Comunhão e da Esperança


Associação Legião de Maria


Movimento das Capelinhas


Apostolado da Oração


Ministério de Canto


Pequenos Grupos


Vicentinos


Construção da Nova Casa Paroquial


    No ano de 2002 foi iniciada a obra de construção da nova Casa Paroquial e Secretaria da Paróquia.Toda a construção foi feita com recursos fruto de contribuição dos paroquianos, que sempre compareceram aos eventos promovidos pelo CPC, doações espontâneas e principalmente dos "carnês de colaboração."


    O Revmo.Pe. Evaldo Fidelix e a Comissão de Construção entregaram a obra à comunidade no mês de maio de 2005, a qual, segundo o pároco, trouxe muito mais conforto e funcionalidade tanto à Secretaria quanto à ele, e àqueles que ocuparão o imóvel no futuro.


Párocos


1º. Pároco:  Pe. Francisco Salache  - 1956 até 1957


2º. Pároco:  Pe. Fridolino Beuren  - 1957 até 1974


3º. Pároco:  Pe. Isaías Becher  - 1974 até 1980


4º. Pároco:  Pe. Sérgio Tychanowicz (1980)  - 1980 até 1992


5º. Pároco:  Pe. José Sniegovski (1992)  - 1992 até 1993


6º. Pároco:  Pe. Casemiro Oliszeski  - 1993 até 1994


7º. Pároco:  Pe. Wilson Aurélio Pianario  - 1994 até 1995


8º. Pároco:  Pe. Claudemir Nascimento Leal  - 1995 até 1997


9º. Pároco:  Pe. Sílvio José Breginski  - 1997 até 2001


10º. Pároco:  Pe. Evaldo Fidelix  - 2001 até 2008


11º. Pároco:  Pe. Abrão Becher  - 2008  -2016


12º Pároco: Pe. Joel Nalepa - 2016 até o presente


13º Vigário Paroquiak


ORAÇÃO

Sede pequeninos


e vivei o Evangelho,


não tenhais medo.


Entregai-vos sem reservas


ao Amor de


Jesus Cristo."


( Santa Teresinha do Menino Jesus)

O Padroeiro
O Padroeiro
SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS
 
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Nome
 
E-mail
Telefone
 
Mensagem
 
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2023. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo