Província Getsêmani
Congregação da Paixão de Jesus Cristo - Missionários Passionistas
Congregação da Paixão de Jesus Cristo - Missionários Passionistas
https://vidapassionista.org
Somos parte da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, fundada por São Paulo da Cruz em 1720. Fazemos quatro votos: pobreza, castidade, obediência e promover a memória da Paixão.
O “CEPA” (Centro de Espiritualidade Passionista), localizado na cidade de Ponta Grossa (PR).
A vinda dos passionistas para Ponta grossa, foi motivada pela insistência de Dom Geraldo Pellanda, passionista, então bispo coadjutor desta diocese. A congregação recebeu a área em 15 de abril de 1963. Foi doada pelo Senador Flávio Guimarães para a construção de uma casa de retiros.
A bênção da primeira pedra foi em 12 de abril de 1970, por Dom Geraldo Pellanda. A construção foi feita com recursos da Província e de diversos colaboradores. Dom Geraldo Pellanda cedeu a arrecadação da Campanha da Fraternidade de 1971.
A casa foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1973 com a presença de Dom Pedro Fedalto (arcebispo de Curitiba); Dom Geraldo Pellanda; Dom José Lamberto (bispo de Itupeva), autoridades do Estado do Paraná e da Prefeitura de Ponta Grossa. O Provincial Pe. Arthur Somensi e fiéis.
O nome original, sugerido por Dom Geraldo Pellanda, foi “Centro Passionista de Treinamento de Líderes” (CPTL). Em 14 de janeiro de 2008, o nome foi mudado para CEPA (Centro de espiritualidade passionista).
De 15 a 22 de julho de 1982, ocorreu o I Congresso de Espiritualidade Passionista. Já de 06 a 10 de setembro de 2011, aconteceu o Congresso de Espiritualidade Passionista, comemorativo dos 100 anos de presença passionista no Brasil.
A Província Getsêmani foi criada no ano de 2017, a partir da fusão de duas outras províncias – do Calvário (Brasil e Moçambique) e Imaculada Conceição (Argentina e Uruguai). Somos 17 comunidades religiosas.

A chegada dos religiosos ao Brasil foi dia 11 de setembro de 1911.
Progressivamente, três grupos provenientes das províncias italianas da Piedade e do Sagrado Lado de Jesus aqui chegaram e se estabeleceram: um em Curitiba – PR, outro em São Paulo – SP e o terceiro em Pinto Bandeira – RS.
A unificação dos três grupos aconteceu em 1925 e surgiu então a “Província do Calvário”. A sede foi estabelecida em São Paulo (bairro de Pinheiros) e assim, com o passar do tempo e as necessidades pastorais, a Congregação foi marcando presença em vários estados do Brasil. A Província estendeu sua atividade missionária para Moçambique, na África, na Diocese de Pemba, a partir de 2002.

Carisma

O nosso carisma específico é “promover, por palavras e obras, a memória da Paixão de Jesus Cristo”. Fazemos quatro votos: pobreza, castidade, obediência e promover a memória da Paixão.

Espiritualidade

O nosso estilo de vida tem como característica o viver em comunidade. Não só de religiosos, mas também de leigos.

Local

Rua João Batista França e Silva, 848 – Boa Vista Ponta Grossa – PR – 84072-000 tel +55 (42) 3227-1054
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2024. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo