o Instituto Seculara Servas de Jesus Sacerdote-
Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote
Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote

Principal fonte: https://servasdejesussacerdote.org.br/instituto/
Entre os muitos Institutos Seculares existentes na Igreja está o Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote, fundado em 21 de junho de 1950, na cidade de Ribeirão Preto-SP, na festa do Sagrado Coração de Jesus e dia de São Luís Gonzaga, para ser um sinal permanente do amor de Deus entre os homens. Seu fundador é Padre Luiz Maria Fernandes, pertencente à Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Padres Estigmatinos). Padre Luiz alimentava o desejo de fundar um Instituto cujos membros pudessem colaborar com o clero através do trabalho humilde. Assim nascia o Instituto Servas de Jesus Sacerdote, Instituto de vida consagrada no mundo, segundo as normas estabelecidas pela Igreja para os Institutos Seculares.Consagrada Secular. A Serva vive a consagração secular, no seguimento de Cristo Sacerdote, está inserida no mundo, na própria condição social em que se encontra e nos diversos ambientes a serviço da Igreja e da sociedade através das atividades pastorais e profissionais.
A Diocese de Ponta Grossa também conta com este carisma e presença de alguns membros deste Instituto atuando na Diocese no silêncio orante e nas atividades Pastorais da Diocese, como por exemplo a serva:
Flávia Carla Nascimento que atua na PASTORAL DIOCESANA DE ANIMAÇÃO BÍBLICO - CATÉQUETICA.
Tel.: (42) 3222- 6722 e (42) 9918 -1675

Critérios para admissão:
-Desejo sincero de consagrar-se a Deus;
-Engajamento paroquial;
-Participação nos encontros periódicos de formação;
-Habilidades para a vida fraterna;
-Que a candidata seja acompanhada até ser integrada ao grupo;
-Saúde física e mental;
-Maturidade, equilíbrio afetivo;
-Mentalidade secular (estar no mundo sem ser do mundo- Jo17,16);
-Idade mínima 18 anos.

Carisma

A Serva consagra sua vida para a santificação do clero e aumento das vocações sacerdotais, por meio da oração, do testemunho e da missão na Igreja. Faz com que os fiéis conheçam melhor e valorizem o sacerdócio ministerial e cooperem com os vocacionados (C. 4,c).
As servas de Jesus Sacerdote imitam Maria Santíssima e as santas Mulheres . Procuram viver sua doação, num zelo apostólico, incansável e prudente servindo a Igreja em várias regiões do Brasil.

Espiritualidade

O Instituto segue a espiritualidade de Cristo, Sacerdote Eterno, procurando estar a serviço da Igreja através de todo o clero. A Serva empenha-se no serviço generoso ao sacerdote, especialmente pela humildade, disponibilidade e simplicidade. A vontade de Deus forma a ascese da Serva na sua disponibilidade evangélica com a Igreja: oblação com Cristo Sacerdote.
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2024. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo