Irmãs da Caridade-
Irmãs da Caridade sob a Proteção de São Vicente de Paulo
Irmãs da Caridade sob a Proteção de São Vicente de Paulo
Chamadas a seguir Cristo mais de perto, somos convidados a servi-lo em Seus membros sofredores, Colaborando fraternalmente uns com os outros, realizamos nosso serviço ao irmão em íntima união com Jesus; buscamos na oração a eficácia do nosso apostolado e disponibilizemos todos os dons que o próprio Senhor nos concedeu. Valorizamos o sacrifício e a penitência como excelentes meios de apostolado porque foram escolhidos pelo próprio Jesus, que amou dando a vida.
Tel. fixo: (42) 33231289
Ir Roberta ( 42) 999373600

Carisma

"O coração da nosso carisma é a encarnação do Filho de Deus" (São Vicente de Paulo) Todo irmão pobre é Cristo para ser amado e servido.
“Cuidado para harmonizar palavras e ações, testemunhamos a fé com a coerência de nossas vidas. Nós somos um sinal de caridade de Cristo, servindo os pobres com gentileza, compreensão, cordialidade, respeito e devoção …fiel ao carisma de nossa família religiosa”. (Constituições, 50)

Espiritualidade

Disse São Vicente às Filhas da Caridade: “Um coração que ama Nosso Senhor não pode suportar sua ausência e deve se unir a ele pelo amor afetivo, o qual, por sua vez, produz o amor efetivo. Porque o primeiro não basta, minhas Irmãs. É necessário ter os dois. É necessário passar do amor afetivo ao amor efetivo, que é o exercício das obras de caridade, o serviço dos pobres empreendido com alegria, coragem, constância e amor (SV IX, 593). Ou ainda o esforço de Vicente de enlaçar o recolhimento orante e a dedicação apostólica, ao afirmar que a vida de um Missionário deveria ser como “a de um Cartuxo em casa e a de um apóstolo no campo, e que, segundo vá se esforçando com mais interesse em sua perfeição interior, também suas tarefas e trabalhos serão mais frutuosos para o bem espiritual dos outros” (Abelly I, 16).

Obras

Dedicamo-nos aos pobres como mas queridos de Cristo: acolhemo-los, assistimo-los, visitamo-los nas suas casas. Ajudamos os idosos e os doentes com particular humanidade e solicitude cristã, como nos ensinou Jesus, querendo que a sua caridade para com eles seja o sinal da sua missão messiânica.
A juventude é para nós um campo privilegiado para anunciar a Boa Nova de Cristo, o sentido cristão da vida, a confiança na paternidade de Deus, a corajosa proposta de Jesus.
As crianças são os primeiros destinatários e protagonistas do nosso serviço de educação humana e religiosa.
A comunidade paroquial é uma porção viva do Povo de Deus a caminho do Reino. Nele encontramos o nosso lugar de testemunhas evangélicas no serviço litúrgico e catequético, na pastoral juvenil e familiar, na caridade e no diálogo que salva.
Procuramos comunicar-lhes o gosto pela oração, pelo estudo bíblico e teológico, pela atenção ao próximo, pela alegria sincera que é fruto da caridade de Cristo.

Local

Rua Octavio de Carvalho 1132, CEP.: 84016310 - Ponta Grossa- Pr
 

Copyright © Diocese de Ponta Grossa 2024. Direitos reservados.
Navegando você está de acordo com a nossa política de privacidade.

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo