
A Congregação das Irmãs de Nossa Senhora das Dores e da Santa Cruz, foi fundada em 1812 por Dom Giuseppe Brancaccio em Torre del Greco/Napoli/Italia. Teve inicio no Brasil em maio de 1980 na Diocese de Ponta Grossa/Paraná. Onde atualmente são duas comunidades, uma escola e a casa de formação para vocacionadas, as únicas casas no Brasil.
As irmãs de Nossa Senhora das Dores e da Santa Cruz, fiéis a sua vocação, participam das alegrias, das dores e da esperança dos homens, prolongando assim na história a presença da Mãe de Deus. Respondendo o chamado de Deus,as irmãs se empenham a seguir mais de perto Cristo Crucificado mediante uma intima consagração. Essas têm como modelo a Virgem das Dores que sofrendo com seu filho morrendo na cruz cooperou de modo todo especial a obra do Salvador com a obediência, a fé, a esperança e a ardente caridade para restaurar a vida sobrenatural das almas.
As irmãs respondem a sua vocação apostólica, que as chama a seguir Cristo e a servi-lo em seus membros, consagrando-se ao bem dos irmãos com escolas pensionatos, educandários e atividades paroquiais e segundo as indicações do Fundador respondem as necessidades do povo de Deus, na fidelidade ás diretrizes da Igreja.
A comunidade de formação “Nossa Senhora das Dores e da Santa Cruz” situada na rua José Kalinoski No 2270 Shangrillá/Ponta Grossa/Pr. funciona em regime de internato e admitem candidatas que não só manifestam em si os sinais do chamado divino à vida de especial consagração na vida religiosa, mas que também estejam dispostas a submeter humildemente o seu desejo à autoridade da Igreja, à qual cabe a responsabilidade e o direito de convocar alguém para o Ministério do acompanhamento vocacional. Serão admitidas “na comunidade formação” as jovens entre quinze e trinta anos que sentem o desejo de se consagrar a Deus na vida religiosa, mas também aquelas que estão dispostas a se submeter a um período de forte discernimento vocacional, sendo acompanhadas pelas responsáveis da formação da congregação.
Fonte: https://irmasnsdsc.no.comunidades.ne